Os bancos de sementes do “fim do mundo” podem permitir a replantação do planeta após uma catástrofe, mas isso só será possível se o seu conteúdo resistir à passagem dos anos.
Mesmo quando são cuidadosamente congeladas, as sementes poderão não conservar a viabilidade durante tanto tempo quanto se imaginava.
Cientistas analisaram agora quais as culturas tropicais que sobrevivem melhor nos bancos de sementes - e parece que o guisado de feijão-mungo poderá ser presença habitual no menu de sobrevivência do futuro.
Em testes recentes de germinação, sementes congeladas de feijão-mungo (Vigna radiata) e feijão-comum (Phaseolus vulgaris) mantiveram uma viabilidade elevada durante décadas.
Mesmo após 45 anos de conservação, pelo menos 90 por cento das sementes de feijão-mungo de um lote continuavam capazes de germinar e, potencialmente, de originar uma planta.
As conclusões foram publicadas na revista Plant Genetic Resources.
Banco Australiano de Grãos e conservação de sementes
O Banco Australiano de Grãos (AGG) poderá não ter a fama do “Cofre do Fim do Mundo” da Noruega, mas reúne um dos maiores e mais diversificados bancos de germoplasma agrícola do planeta.
Neste local, os cientistas conservaram centenas de milhares de tipos de sementes de cereais, leguminosas e oleaginosas.
Cada amostra é selada numa embalagem, sob 15 por cento de humidade relativa e a -20 °C (-4 °F), para prolongar a sua longevidade natural.
Mas durante quanto tempo poderão resistir estes pequenos reservatórios de vida?
A verdade é que ainda não existe uma resposta clara.
Actualmente, os especialistas só estimaram a longevidade de cerca de 70 espécies vegetais, e algumas dessas previsões poderão não corresponder ao que acontece na realidade.
Para perceber o estado real das sementes guardadas no AGG, investigadores australianos realizaram testes de germinação em 3,861 lotes conservados na instituição, abrangendo um total de seis culturas tropicais.
Entre elas estavam um cereal denominado sorgo (Sorghum bicolor), o feijão-comum, o feijão-mungo, a soja (Glycine max), o feijão-guandu (Cajanus cajan) e o feijão-azuki (Vigna angularis).
Algumas das sementes remontavam à década de 1960.
Feijão-mungo destaca-se pela longevidade
Quando os cientistas tentaram fazer germinar alguns lotes, as sementes de feijão-guandu apresentaram as taxas de germinação mais baixas.
Após uma média de 36 anos, apenas quatro lotes ultrapassavam 85 por cento de viabilidade.
Para os investigadores, isto indica que muitas destas sementes precisam de ser repostas.
Em contraste, o feijão-mungo revelou ser a espécie mais duradoura, seguido do Sorghum bicolor.
De facto, determinados lotes de feijão-mungo, feijão-comum e soja conservaram uma elevada viabilidade ao longo de décadas.
Embora os resultados pareçam encorajadores, há um problema: as estimativas de longevidade são muito, muito inferiores às que anteriormente se assumia. O feijão-azuki apresentou a menor estimativa média de longevidade: apenas 17.4 anos.
Modelos teóricos mais antigos previam que as sementes congeladas destas espécies não precisariam de ser verificadas durante centenas, ou mesmo milhares, de anos.
Com base na previsão anterior para a longevidade do sorgo, a germinação seria monitorizada a cada 2,901 anos.
No caso do feijão-mungo, o intervalo seria de 2,075 anos.
“Considerando que demonstrámos, em tempo real, que as sementes de todas as espécies podem apresentar <85 percent logo entre 20 e 40 anos, mesmo em condições ideais de conservação a longo prazo, uma monitorização tão extrema e pouco frequente parece arriscada”, defendem os autores, liderados pela fisiologista de sementes Katherine Baum, do AGG.
Além disso, o facto de uma semente germinar em experiências não significa que venha necessariamente a produzir uma planta viável.
Os cientistas utilizam esta medição como um indicador indirecto de viabilidade. Até se formar uma planta plenamente desenvolvida, há ainda muitas outras etapas de crescimento.
“Enquanto os bancos de germoplasma continuarem a recolher dados de viabilidade e a colaborar na partilha de informações sobre a longevidade das sementes, o nosso conhecimento sobre a longevidade observada das espécies continuará a aumentar”, concluem os autores do estudo.
Com este conjunto de novas informações, será possível aperfeiçoar os modelos de previsão sobre a duração das sementes, “o que é imperativo para a conservação global dos recursos genéticos vegetais”, acrescenta a equipa.
Monitorização contínua dos bancos de sementes
As sementes de culturas agrícolas também são guardadas no “Cofre do Fim do Mundo” da Noruega e noutros bancos espalhados pelo mundo.
Conservar estas sementes é apenas o primeiro passo. É agora necessário manter os lotes ao longo das décadas.
Não podemos simplesmente esperar que tudo corra bem.
O estudo foi publicado na revista Plant Genetic Resources.
Este artigo foi verificado por Rebecca Dyer e editado por Rebecca Dyer. Embora nos orgulhemos do nosso processo, somos apenas humanos. Se detectar um erro, informe-nos, por favor.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário