Investigação & Desenvolvimento

I&D - Cricket

Investigação
& Desenvolvimento

Como reconhecimento do nosso trabalho científico, a ANI atribuiu-nos, em 2023, o Selo ID, reconhecendo a Idoneidade para a prática de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e certificando a competência para realizar atividades de I&D em domínios e áreas de atuação específicos.

Agenda Mobilizadora PRR

Embalagem do Futuro

Projeto inovador que visa a produção e comercialização à escala global, de soluções de embalagem mais ecológicas, mais digitais e mais inclusivas.

A Embalagem do Futuro® prevê a criação de novos produtos, serviços e linhas produtivas capazes de produzir embalagens sustentáveis, desde a matéria-prima, ao design de produto, engenharia, moldes e ferramentas, processamento e fabrico, sistemas de informação e transição digital, marketing social, recolha e reciclagem.

As atividades e iniciativas do projeto Embalagem do Futuro® materializam-se em 19 novos Produtos, Processo e Serviços (PPS) com total integração das soluções desenvolvidas e testadas. A Cricket está a desenvolver, juntamente com mais alguns parceiros, investigação e trabalhos de desenvolvimento na PPS14 – Traceability farm to fork: produtos alimentares e embalagens mais sustentáveis, rastreáveis desde o processo de produção até ao consumidor final, com recurso a automação e tecnologias DLT, com recolha certificada de eventos críticos e comunicação transparente para diversos perfis de clientes (B2C e B2B).

Agenda Mobilizadora PRR

Insectera

Os objetivos do projeto InsectEra são a criação de um novo setor produtivo de valor acrescentado.

Instalando unidades bioindustriais e centros de I&D, desenvolver novos produtos, processos e serviços, criar novos postos de trabalho assentes na industria dos insetos, gerar novas cadeias de valor, colocando Portugal na vanguarda mundial no setor bioindustrial dos insetos.
Durante o período de implementação da Agenda, de 2023 a 2025, irão desenvolver-se múltiplos projetos e iniciativas que visam fomentar a economia circular e alavancar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços de elevado valor acrescentado.
A Agenda Mobilizadora InsectEra está assente em 9 eixos transversais: Matérias Primas e Produção, In 4.0, InFood, InFeed, InIndustry, InBiorremediaton, InFrass, One Health e In2Market.

Fazem parte da Agenda Mobilizadora InsectEra, 19 empresas, 14 Entidades do SCT, 4 Colabs, 3 Associações Empresariais e 2 Entidades Oficiais.

CRI CRI

O objetivo do projeto Cri Cri é impulsionar a utilização de insetos como solução para valorizar subprodutos da cadeia de valor agroalimentar, incluindo o desenvolvimento de novos produtos (fertilizantes, alimentos e rações), rumo a uma economia circular de baixo impacto ambiental e capaz de gerar emprego.

Os resultados esperados passam por reduzir a pressão da atividade agrícola, aumentar a matéria orgânica no solo, transformar subprodutos em benefícios, desenvolver novos tipos de fertilizantes orgânicos a partir de insetos, desenvolver novos produtos, processos e serviços, formulação de bioplásticos para produção de películas e protótipos de formulação alimentar.

Os nossos parceiros no projeto são o Instituto Superior de Agronomia (líder), o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (COTHN-CC), o Pólo de Inovação da Fonte Boa do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV, I.P.), a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), a Correia, Barata e Martins Lda., a Agrotejo – União Agrícola do Norte do Vale do Tejo, a Sociedade Agrícola do Vale do Lis, a Nutrix, o Manuel Leal Rosa e a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis.

Startup Voucher PRR

HCF

Este projeto da The Cricket, visa a criação de um dispositivo-protótipo altamente digitalizado, com monitorização vídeo com recurso a inteligência artificial para automatização do processo de bioconversão de subprodutos alimentares, em ingredientes para alimentação humana, onde são utilizados grilos Acheta domesticus como bioconversores.

Test Bed PRR

Collaborative Productization Network

A Cricket está a ser apoiada pela Test Bed Collaborative Productization Network, recebendo apoio em serviços que suportam o desenvolvimento de novos produtos.

Estes serviços são destinados a PME e a Startups e estão relacionados com a experimentação e teste de novos produtos.
É objetivo que estes novos produtos atinjam TRL entre 5 e 9 e detenham uma forte componente digital, de forma a acelerar a sua produtização, industrialização e comercialização.

Projetos nos quais somos parceiros

SPIN

A The Cricket é fornecedora da proteína de inseto para o Projeto SPIN, cujo promotor é o Instituto Politécnico de Santarém, com outros 13 parceiros, o qual aborda oportunidades, distribuídas por quatro fileiras, focadas na obtenção de proteína saudável e sustentável, que permita contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e acompanhar as novas tendências de consumo: grilos da espécie Acheta domesticus, Silurus glanis (peixe-gato-europeu), chícharo e de grão-de-bico e agricultura regenerativa.